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Algumas tendências para o turismo pós-pandemia

A expectativa é de que o setor do turismo alcance, em 2022, índices de faturamento pré-pandemia. Mesmo que ainda haja muitos casos da Covid, a vacina deu a chance de as pessoas voltarem a viajar e a realizar outras atividades que no auge da pandemia não podiam ser feitas.

Um Estudo Econômico feito pela Fundação Getúlio Vargas a respeito dos fatores que impactam a competitividade na cadeia brasileira do turismo mostrou que as demandas do turismo mudaram depois da pandemia e os empreendedores do setor precisam ficar de olho nas mudanças.

Esse documento sugere que as mudanças socioambientais, culturais, tecnológicas e econômicas dos últimos tempos ajudaram a transformar as formas de lazer e turismo e isso pode significar novas oportunidades de negócios para micro e pequenos empreendedores que podem se adequar mais rápido às mudanças do que as grandes empresas.

É importante estar ligado nas transformações, pois com elas surge um novo perfil de consumidor que quer experiências diferentes, como por exemplo, o viajante que é turista e ao mesmo tempo um trabalhador remoto. 

Segundo o Sebrae, as 10 principais tendências para as micro e pequenas empresas de turismo são:

1- Busca pelo contato com a natureza – há um aumento da busca por lugares que proporcionem atividades ao ar livre.

2- Busca por experiências singulares e autênticas – mesmo que em atividades simples, mas que sejam experiências significativas e profundas.

3- Staycation – ser turista na própria cidade em que mora, buscando hotéis para um day use ou para dias e eventos especiais.

4- Sustentabilidade – preocupação com a preservação das fontes de recursos naturais.

5- Bem-estar – une bem-estar físico e mental às viagens. Como exemplo tem-se terapias, dieta saudável e procedimentos estéticos.

6- Competitividade nos contratos – como ainda há aspectos da pandemia no dia a dia é necessário que seja possível acessar cancelamentos mais flexíveis e com custo-benefício atraente.

7- Marketing Digital – há ainda pequenos negócios que não exploram esse diferencial competitivo que pode ajudar a alavancar o faturamento da empresa.

8- Redução de contato físico – há muitas pessoas que valorizam menos contato físico e interações, favorecendo o uso de ferramentas tecnológicas que evite contatos desnecessários.

9- Compartilhamento e demanda controlada – é a maneira de priorizar o consumo com foco na necessidade sem ser necessário possuir algo. Tudo é pago tendo em vista o tempo de uso.

10- Segurança Sanitária – os cuidados sanitários vão continuar e devem variar de acordo com as taxas da Covid em cada momento.

Com todas essas mudanças no comportamento das pessoas que refletem em alterações no mercado de turismo é muito importante que os pequenos e microempresários estejam atentos a essas novas tendências, pois elas podem se transformar em excelentes oportunidades de negócios se forem bem aproveitadas.

Com todas as alterações vivenciadas pela humanidade nos últimos anos é muito importante estar atento a tudo que possa facilitar o cotidiano do negócio. O Leady faz isso por você, pois ele é uma solução completa de gestão de relacionamento com o cliente voltada para agências de viagens e com funcionalidades de gestão financeira da agência. 

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