Um chatbot é um programa de computador que simula conversas humanas. É um assistente virtual que consegue entender o que é digitado e responde automaticamente, sendo muito utilizado em aplicativos, sites e redes sociais para gerar maior interação e oferecer uma melhor experiência para o usuário.
Os sistemas dos chatbots usam os avanços em inteligência artificial (IA) e o processamento de linguagem natural (PLN) para entender e responder às consultas em texto ou voz.
Imagine como seria maravilhoso se a sua agência tivesse um atendente virtual que ficasse disponível sete dias por semana e vinte e quatro horas por dia!
Com o avanço da inteligência artificial, os chatbots estão cada vez melhores, mais avançados e acessíveis e podem ser programados para diferentes funções que tornam a experiência do cliente mais personalizada e fluída.
Clique aqui e acesse o nosso blog
Funcionalidades de um chatbot
Entre as diversas funcionalidades, essa ferramenta pode ser utilizada para:
- Atender 24 horas por dia e sete dias por semana;
- Oferecer informações atualizadas sobre vôos e os destinos e viagens;
- Gerenciar reservas;
- Agendar viagens, hotéis e passeios;
- Ajudar o cliente a planejar roteiros de acordo com as preferências pessoais.
- Fornecer suporte durante a viagem;
- Coletar feedback e avaliações pós-viagem.
Vantagens de utilizar um chatbot para agências de viagens
- Melhorar a experiência do cliente;
- Melhorar a comunicação da agência com o cliente;
- Oferecer uma ferramenta para agilizar o atendimento;
- Personalizar a experiência do cliente;
- Aumentar as vendas;
- Fidelizar os clientes;
- Ter um diferencial em relação à concorrência;
- Reduzir custos, pois os colaboradores poderão se dedicar às tarefas mais complexas.
Como escolher um chatbot?
Com a popularização e avanço da inteligência artificial, as opções de chatbots estão aumentando a cada dia e, por isso é necessário avaliar bem qual é a melhor escolha para o seu negócio.
Para isso, alguns aspectos precisam ser levados em conta como:
- Definição dos objetivos: é fundamental ter claro o que se espera alcançar com ele;
- Personalização: é importante para permitir que a agência possa personalizar as respostas e a aparência do chatbot;
- Facilidade de uso: precisa ser uma ferramenta fácil para ser utilizada para que seja uma experiência que não cause transtornos para o usuário;
- Integração com outros sistemas: integrar o chatbot com os outros sistemas usados pela agência, como o CRM e o sistema de reservas, é muito importante para que respostas possam ser dadas em tempo real de acordo com os dados fornecidos pela integração dos sistemas.
Conclusão
Ao adotar um chatbot, a agência de viagens tem a oportunidade de se destacar no mercado por oferecer um atendimento mais rápido e uma experiência mais personalizada.
Permite otimizar os processos internos, além de economizar tempo e reduzir custos ao automatizar as tarefas rotineiras e repetitivas. Dessa forma, libera os colaboradores para se concentrarem em tarefas mais complexas e de maior valor.
A implementação dessa e de outras soluções tecnológicas está alinhada à demanda por serviços mais rápidos e personalizados. Além disso, ajuda a colocar as agências no futuro, pois nele haverá cada vez mais integração entre a tecnologia e a personalização de serviços e atendimento para que as experiências fornecidas sejam inesquecíveis para o cliente.
Tendo como parâmetros tudo o que foi mostrado anteriormente, com os avanços tecnológicos constantes, as agências que se adaptarem e fizerem uso das inovações ficarão melhores posicionadas no mercado para poderem atender às expectativas dos clientes e fornecer experiências que vão além das convencionais.