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Por que escolher um foco de atuação para a sua agência de viagens?

É comum querer atender todos os públicos no início do negócio e vender produtos diversificados para diferentes tipos de clientes, mas atender grupos com perfis específicos pode trazer várias vantagens para a agência de viagens.

Considerando apenas o nicho do turismo de luxo uma projeção, realizada pela Brainy Insights, afirma que os avanços no mercado global de viagens de luxo devem resultar em um crescimento significativo do segmento nos próximos dez anos, atingindo US$ 3,02 bilhões até 2032.

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Tipos de agências e as viagens oferecidas

Agência de lazer – oferecem consultoria e criam pacotes de viagens completos para cada tipo e necessidade dos clientes.

Elas fornecem suporte para os clientes durante toda a viagem.

Agência online – possui modelo de viagem com base na internet e são voltadas para clientes que querem praticidade.

São oferecidas compras pontuais, mas cada viajante irá elaborar o próprio roteiro e não haverá consultoria para o planejamento da viagem.

A maioria comercializa as tarifas por meio das companhias áreas, por exemplo.

Agências consolidadoras – atuam como intermediárias que compram passagens das companhias aéreas para revender para empresas menores.

Agências corporativas – o foco está nas contas corporativas e elas fazem todo o planejamento e organização das viagens de negócio dos clientes.

Agências receptivas – recebem o turista na chegada ao destino, vendem passeios e oferecem guias e transporte, por exemplo.

Agências operadoras – oferecem pacotes de viagens e podem focar em viagens de lazer ou corporativas. Seus pacotes podem ser vendidos para o cliente final ou para outras agências de viagem.

Elas também podem ser chamadas de agências emissivas, pois emitem reservas de hospedagem e passagens aéreas

Agências especializadas – além das agências de lazer ou corporativas há outros nichos mais específicos como para a terceira idade, intercâmbio, luxo, turismo aventura, entre outras.

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Quais as vantagens de trabalhar com um nicho específico na sua agência de viagens?

Públicos específicos acabam sendo parte da estratégia de venda e também uma forma de se destacar em um mercado muito competitivo.

Seguem algumas vantagens de trabalhar com um público-alvo específico.

1- Fidelização – se o atendimento for bem feito e de qualidade o resultado será uma maior chance do cliente voltar e indicar familiares e amigos.

2- Personalização – serviços personalizados, experiências únicas e de alta qualidade geram um maior vínculo com a marca e o cliente se torna leal a sua agência.

É possível oferecer possibilidades de viagens que vão muito além dos roteiros convencionais.

3- Especialização – oferecer serviços especializados gera autoridade para a agência que se torna cada vez mais conhecedora de determinados roteiros e públicos.

4- Melhora na comunicação – ter que se comunicar e atingir grupos específicos é mais fácil do que ter que criar abordagens para atender de forma igual a todas as pessoas. 

Saber com quem eu tenho que falar e qual grupo atingir facilita as campanhas de marketing que podem usar as estratégias que mais funcionam para determinado público e isso aumenta as chances de sucesso e retorno maior do investimento.

5- Diminui a concorrência – as agências de turismo de massa deixam de ser as concorrentes.

Públicos específicos valorizam serviços personalizados, então atendimento e preços justos para as experiências oferecidas passam a ser o que determinará a escolha do cliente e não o que é oferecido pelas agências que atendem ao público em geral.

Pelo que foi exposto acima, nichos de atendimento podem ser muito lucrativos e determinados perfis tendem a gastar muito mais, como no turismo de luxo que oferece experiências personalizadas e serviços de alta qualidade.

Concluindo

Diante dos diferentes tipos de agências e serviços oferecidos por cada uma delas, optar por atender públicos específicos pode ser muito interessante para a agência de viagens.

Ao utilizar essa estratégica, a agência poderá construir a sua identidade e ter destaque no mercado com base nos serviços e experiências personalizadas que oferece e assim diminuir o número de concorrentes diretos.

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