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ChatGPT: o que é e seus usos no turismo

O ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial criado em um laboratório de pesquisa da empresa OpenAI nos EUA. GPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” em português algo como “Transformador Pré-Treinado Generativo” e ele nada mais é do que um modelo de linguagem baseado em deep learning (aprendizagem profunda).

Foi lançado em dezembro de 2022 e desde então tem sido um grande sucesso, pois traz evidências de um grande avanço na inteligência artificial e, por isso também tem causado muita polêmica e debates sobre quais seriam os limites e riscos aos quais a sociedade poderia estar exposta.

Algumas de suas funções

Foi treinado para responder perguntas sobre diferentes temas, fazer traduções, escrever textos, resolver problemas ou gerar códigos. Sua capacidade de entendimento e geração de conteúdo é semelhante a de um ser humano, mas ele mesmo afirma que ainda está em desenvolvimento. 

Ele sempre vai trazer soluções e não devolverá a sua pergunta com uma dúvida. Caso não entenda algo, ele pedirá mais informações, pois o objetivo é sempre trazer a resposta.

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Os riscos

Quando perguntado sobre os riscos que ele oferece, o próprio ChatGPT responde que por ser um grande modelo de linguagem treinado com muitos textos da internet é possível que possa trazer informações erradas ou desatualizadas, além de poder mostrar algum tipo de preconceito ou estereótipo que pode ter sido retirado dos textos usados para treiná-lo.

Outra discussão que tem sido muito frequente é sobre o seu uso no ambiente escolar e acadêmico e sobre isso, no dia 29/01/2023 o portal de notícias G1 publicou uma matéria na qual especialistas afirmam que não será possível proibir o ChatGPT nas escolas. Entretanto, pontuam que o professor precisará ser o curador do conhecimento para propor outras formas de avaliação como debates e projetos que estimulem a criatividade e que até possam partir das respostas dadas pelo Chat GPT, que muitas vezes são superficiais ou até mesmo incorretas, para melhorar o processo de aprendizagem e utilizar o robô como mais uma ferramenta em sala de aula.

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Como utilizar o ChatGPT

Primeiro é necessário acessar o site oficial do ChatGPT e fazer o seu cadastro. A seguir, você receberá um código de seis dígitos e poderá começar a fazer as perguntas que quiser.

Ele tem uma interface simples que é uma caixa de digitação com conexão direta com a IA para que a interação entre usuário e a inteligência artificial seja simples e rápida. O usuário digita a pergunta e a IA faz a consulta na sua base de dados da internet e começa a redigir o texto com a resposta.

Alguns usos do ChatGPT para agências de viagens

Uma agência de turismo pode usar o ChatGPT para facilitar seu trabalho de várias maneiras:

1- Triagem inicial dos possíveis clientes: Ele pode fazer a triagem dos clientes, identificando seus interesses e necessidades de viagem, antes de conectá-los com um agente de viagens. Isso economiza tempo e recursos. 

2- Atendimento ao cliente 24/7: Ele pode dar suporte ao cliente em tempo integral, possibilitando que os clientes entrem em contato com a agência de turismo a qualquer hora do dia ou da noite.

3- Assistência no planejamento de viagem: Ele pode auxiliar no planejamento da viagem, fornecendo recomendações personalizadas com base nos interesses e orçamento dos clientes e disponibilizando informações sobre os destinos.

4- Automação de tarefas rotineiras: Ele pode automatizar tarefas rotineiras, como responder as perguntas frequentes sobre reservas, horários de voos, tarifas, etc. Isso ajuda a economizar tempo e recursos da agência de turismo e permite que os agentes de viagens se concentrem em tarefas mais complexas.

Alguns usos do ChatGPT para o viajante

Apesar de ainda estar sendo desenvolvido e ter muito para avançar, ele tem vários usos no setor do turismo. Entretanto, é importante ressaltar que ele possui inconsistências e dados desatualizados, por isso é sempre importante checar outras fontes e não confiar totalmente nas informações que ele proporciona.

1- Fornecer informações turísticas: Pode fornecer informações turísticas sobre muitos destinos. Os usuários podem conversar com o Chat GPT e conseguir informações sobre a história e cultura do local, gastronomia e muito mais.

2- Planejar viagem:  Pode ser usado como um assistente para planejar uma viagem mais personalizada, trazendo recomendações de roteiros com base nas preferências, orçamento e duração do passeio.

3- Atender clientes: Pode conversar com o cliente e fornecer suporte em tempo real, fornecendo informações sobre atrações turísticas, voos, reservas de hotéis, entre outros.

4- Tradutor: Pode dar suporte multilíngue aos turistas, pois a pessoa pode conversar com o ChatGPT em seu idioma nativo e solicitar ajuda ou respostas, em tempo real, e ele auxiliará na língua  em que for solicitado. 

Em resumo, o ChatGPT é uma ferramenta que, se for bem utilizada, ajudará muito a sociedade nas diferentes áreas. Para as agências de turismo poderá ser valioso ajudando a aumentar a satisfação do cliente, economizando tempo e recursos, melhorando a eficiência e o processo do planejamento de uma viagem.

Entretanto, é importante ressaltar que esse robô ainda está sendo desenvolvido e espera-se que ele fique cada vez “mais inteligente”, mas sempre é importante utilizar essa ferramenta com atenção e checar as informações obtidas antes de usá-las.

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