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ESG na administração de agências de viagens

Em um mundo cada vez mais conectado e consciente das questões ambientais, sociais e de governança (ESG), a responsabilidade na administração de agências de viagens precisa envolver a adoção de práticas mais sustentáveis, a promoção da responsabilidade social e a garantia de uma governança transparente. Para isso, utilizar um sistema de gestão e CRM pode ajudar.

Qual o significado de ESG?

Apesar de ter ficado conhecido recentemente, o termo foi cunhado em 2004 em uma publicação pioneira do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e instituições financeiras de 9 países, chamada Who Cares Wins (Ganha quem se importa).

Ele é o acrônimo para Environmental Social Governance que abrange as três áreas que são o objetivo de investidores e corporações que se preocupam em investir ou possuir negócios sustentáveis e responsáveis, tendo como foco unir o valor econômico com as preocupações ambientais, sociais e de governança corporativa com o comprometimento com o mercado em que atuam, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores.

As empresas que adotam essa prática mostram para o mercado que o seu modelo de negócios une o propósito ao lucro e que essa união não pode ser desfeita, , pois é fundamental para o negócio.

Conforme o levantamento ESG Radar 2023, feito pela Infosys, empresas que adotam a agenda ESG com práticas ambientais, sociais e de governança alcançam melhores impactos positivos, como maior lucratividade e aumento de seu valor de mercado a longo prazo.

Como utilizar os princípios da ESG?

Preocupação com o meio-ambiente

Ao implementar políticas que incentivem a redução do uso de recursos naturais, o meio-ambiente é poupado.

Isso poderia ser feito, por exemplo, ao oferecer opções mais sustentáveis de produtos e serviços como pacotes turísticos eco-friendly e transporte de baixa emissão de carbono.

A utilização de um sistema de gestão para monitorar e otimizar o uso de recursos, como combustível para veículos e consumo de energia nos escritórios ajudaria a poupar e evitar o desperdício dos recursos naturais.

É possível também buscar certificações com reconhecimento internacional, como o Global Sustainable Tourism Council (GSTC), pois elas validam as práticas sustentáveis da empresa.

Preocupação social:

As práticas de turismo responsável como incentivar atividades turísticas que respeitem as comunidades locais, sua cultura e patrimônio, e promovam o empoderamento econômico das populações locais estão em alta e são bem-vistas por clientes e investidores.

A promoção da inclusão e da diversidade também é um aspecto importante para uma empresa que busca o reconhecimento da sociedade pela sua preocupação social.

O apoio à comunidade local é importante e isso pode ser feito ao implementar programas de responsabilidade social corporativa, como apoio aos projetos comunitários, educação ambiental e conservação cultural.

Preocupação com a governança:

É fundamental adotar uma governança transparente, fazer uma gestão de riscos com o auxílio de um sistema de gestão que ajude a identificar, avaliar e mitigar os riscos associados às operações da agência de viagens como os relacionados aos riscos ambientais, sociais e de governança.

Como o uso de um sistema de gestão e CRM pode ajudar?

Gestão de relacionamento com clientes: Um CRM pode ajudar a entender as necessidades e preferências dos clientes em relação às práticas sustentáveis e responsáveis. Isso permite que sejam desenvolvidas ofertas personalizadas e assim estreitar relacionamentos.

Monitoramento e relatórios: Um sistema de gestão proporciona a coleta e análise dos dados relacionados às práticas ambientais, sociais e de governança da agência de viagens, com essas informações é possível realizar o monitoramento do desempenho e a geração de relatórios ESG.

Automação de processos: a automação dos processos internos, como a gestão de reservas, o atendimento ao cliente e a análise de feedback melhoram a eficiência operacional e reduzem o impacto ambiental.

Melhoria na comunicação: a utilização de um sistema integrado permite uma comunicação mais eficaz e transparente com os clientes, fornecedores e investidores sobre as iniciativas ESG da agência.

Todas essas práticas demonstram compromisso e engajamento da agência com os princípios da ESG e estão se tornando cada vez mais importantes. Por isso, empresas ligadas à sustentabilidade como McKinsey e PwC fazem publicações sobre as tendências ESG nos mais diferentes setores, mostrando a importância dessas práticas.

Organizações como a Organização Mundial do Turismo (OMT) trazem as diretrizes para a implementação de práticas sustentáveis no setor do turismo.

Além disso, há muito eventos sobre essa temática sendo realizados em diferentes lugares e eles são importantes, pois fornecem informações e mostram práticas inovadoras para o setor.

Por isso, é importante estar bem-informado e sempre se atualizar sobre as novas práticas da ESG no mundo e no Brasil, além de utilizar um sistema de gestão e CRM para ajudar nessas práticas no dia a dia da agência de viagens.

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Resumindo

Os princípios da ESG ajudam a minimizar riscos, a identificar oportunidades de negócios sustentáveis a longo prazo e colaboram para a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.

Dessa forma, podem ser usados para melhorar as práticas de sustentabilidade e responsabilidade social nas agências de viagens, gerando não só o fortalecimento dos negócios, mas um turismo mais sustentável e inclusivo.

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