Se você é proprietário de uma agência de viagens, sabe o quanto é importante conseguir se destacar em um mercado altamente competitivo.
Como ser encontrado e escolhido pelas pessoas para fazer parte de um momento tão importante da vida delas quanto uma viagem?
A resposta pode estar no marketing, pois ele pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o crescimento da sua agência, mesmo com um orçamento limitado.
Dicas de marketing
1- Planejar
O planejamento é muito importante para qualquer negócio, pois direciona as atividades, diminui os erros e mostra quando serão feitas e quem serão os responsáveis por cada ação de marketing.
Essa organização é um grande diferencial para o negócio e dessa forma toda a comunicação nos mais diferentes canais é criada antecipadamente.
2- Focar no atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é a primeira ação de marketing e uma das ferramentas mais importantes para as agências de viagens. Ofereça um serviço de excelência aos seus clientes, desde o primeiro contato até o pós-venda. Interaja, responda aos questionamentos rapidamente, utilizando todos os canais de comunicação e demonstre interesse verdadeiro em ajudar as pessoas a planejar suas viagens.
Essa atitude pode gerar recomendações e avaliações positivas, o que pode impulsionar o crescimento do seu negócio.
3- Criar presença online
A presença online é importante para todos os segmentos hoje em dia, e isso inclui as agências de viagens.
Sem um bom site, você ficará para trás da concorrência, pois ele é a identidade visual da sua empresa.
Tenha um site atraente e funcional que mostre os destinos e serviços que você oferece.
Proporcione uma boa experiência de navegação na qual o usuário encontre o que procura. Tenha um site responsivo, ou seja, navegável em diferentes dispositivos.
É importante também investir em estratégias de SEO (otimização para mecanismos de busca), pois elas ajudam a melhorar o ranking do seu site nas buscas do Google.
4- Utilizar as redes sociais
Esteja presente nas redes sociais relevantes para o seu nicho de mercado, como o Instagram, o Facebook e o Linkedin. Além disso, é importante atualizar periodicamente o seu conteúdo para conseguir mais seguidores e engajar os que já possui.
É interessante compartilhar material sobre viagens que inspire as pessoas. Fotos e vídeos de destinos incríveis chamam bastante a atenção dos seguidores. Você pode ainda dar dicas de viagens para interagir com os seus seguidores.
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5- Investir em marketing de conteúdo
Considere também investir em marketing de conteúdo, pois é uma estratégia muito eficiente para atrair e engajar o público-alvo.
Por exemplo, é possível fazer um blog no seu site que traga assuntos diversos sobre viagem ou publicar newsletters que é um tipo de e-mail informativo enviado recorrentemente aos seus inscritos, entre outros.
6- Investir em publicidade online segmentada
A publicidade online pode ser uma ferramenta poderosa quando o objetivo é atingir um determinado público e promover os seus serviços e produtos. Por isso, considere investir em anúncios segmentados nas redes sociais e em mecanismos de busca, como o Google Ads, para atingir potenciais clientes interessados em viagens.
A segmentação pode ser feita utilizando critérios relevantes para alcançar o seu público-alvo. Por exemplo, localização, interesses, faixa etária, entre outros critérios.
7- Investir em e-mail marketing
Apesar de muitos acharem que e-mail é uma ferramenta ultrapassada, sabe-se que uma grande porcentagem dos adultos online usa e-mail.
Por isso, ele é mais uma das estratégias digitais para criar relacionamento direto com seus clientes e potenciais clientes, oferecendo conteúdo e ofertas diretamente em sua caixa de entrada.
Com ele é possível aumentar as chances de compra e estreitar o relacionamento com o seu cliente.
É interessante investir na construção de uma lista de e-mail aos poucos, incentivando as pessoas a preencherem um campo com o e-mail em troca de descontos ou de materiais sobre viagens, por exemplo. Além de utilizar a sua base de clientes.
Com a sua lista em mãos, você pode enviar, por exemplo, newsletters sobre turismo ou ofertas e promoções.
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8- Oferecer promoções e parcerias estratégicas
Criar promoções, programas de fidelidade e parcerias pode ser uma forma boa de atrair mais clientes para a sua agência, incentivando as pessoas a reservarem com você. É possível ainda estabelecer parcerias com negócios locais, hotéis, restaurantes ou empresas de transporte com a finalidade de oferecer vantagens especiais para os seus clientes.
Lembre-se que parcerias podem expandir o alcance da sua agência, aumentar sua visibilidade e credibilidade no mercado e atrair novos consumidores.
9- Pedir avaliações e depoimentos de clientes satisfeitos
Avaliações e depoimentos de clientes satisfeitos são poderosas ferramentas de marketing, invista nelas.
Converse com os clientes que gostaram dos seus serviços e os incentive a deixar avaliações positivas nas suasredes sociais, no Google ou em outros canais de comunicação que você tiver com o público.
Você também pode pedir autorização dos seus clientes e compartilhar depoimentos que tenha recebido por e-mail nos quais os seus serviços são elogiados. Esses relatos podem, por exemplo, ser compartilhados no seu site.
Empresas que sabem como utilizar as ferramentas de marketing estão na frente das concorrentes, por isso é muito importante estar preparado e antenado com as diferentes possibilidades que principalmente o mundo online oferece para ajudar a alavancar a sua agência de viagem.