O mundo está em constante evolução e na indústria do turismo isso não é diferente, pois sempre novas tecnologias surgem e muitas podem ser usadas na área.
A pandemia da Covid-19 acelerou alguns avanços e trouxe mudanças para o setor do turismo e no mundo como um todo.
A era da digitalização tem trazido mudanças nos procedimentos de informação, aquisição e gestão de serviços turísticos, por isso é importante estar por dentro das novidades para poder acompanhar as transformações do setor e poder utilizá-las para gerenciar melhor o seu negócio.
Como serão as viagens no futuro? Será que viajar para o espaço será acessível para muitos? Vai ser comum ver carros voadores no céu?
Muitas previsões estão distantes da nossa realidade, entretanto não dá para negar que muitas mudanças têm ocorrido e vão acontecer em um ritmo cada vez maior.
A seguir 15 tecnologias que estarão cada vez mais presentes nos nossos roteiros de viagens
1- Pagamentos por criptomoeda – eles serão cada vez mais comuns e cada vez menos as pessoas carregarão dinheiro em espécie. Não será necessário usar cartões de crédito e pagar os impostos das transações internacionais. A pessoa precisará de uma conta com criptomoeda e para realizar o pagamento bastará aproximar o celular ou ler o QR Code indicado.
2- Gorjeta digital – ainda pensando em não usar dinheiro em espécie e cartões já foram criados Apps que permitem enviar gorjeta o que ajuda muito quando estamos viajando.
3- Verificação da saúde – com a pandemia do Covid -19, fronteiras fechadas e as barreiras sanitárias o mundo experimentou, em vários locais diferentes, testes rápidos de Covid e de sinais vitais, o uso de termômetros, câmeras de triagem térmica e de desinfeção.
4- Biometria facial – vem se tornando cada vez mais comum o uso da biometria facial e nos Estados Unidos já é utilizado em alguns aeroportos para o embarque.
Com o uso dessa tecnologia, o passageiro não precisará apresentar mais o cartão de embarque ou o passaporte.
5- Limpeza feita por robôs – pode ser realizada em quartos hotéis, apartamentos e em outros locais que recebam turistas.
Aeroportos, companhias aéreas e hotéis estão utilizando cada vez mais robôs para realizar limpeza com luz ultravioleta e câmeras de desinfeção de itens de grande toque como bandejas, controles remotos e chaves.
6- Tradução simultânea – hoje em dia há vários aplicativos, como o Google Tradutor, que ajudam a fazer traduções rápidas nas viagens e quebram o galho de quem não conhece o idioma local.
7- Veículos voadores autônomos – veículos sem pilotos é uma realidade que está cada vez mais próxima. Há muitos projetos sendo desenvolvidos e testados nessa área e a previsão é que em 2035 eles já façam parte da nossa rotina.
8- Internet das coisas – se refere à aparelhos ligados à internet que podem se comunicar entre si e interagir com o usuário. Eles já são relativamente comuns nas casas e agora estão cada vez mais presentes nos hotéis e cruzeiros marítimos.
9- Etiquetas eletrônicas de bagagem – será o fim das filas de check-in e da necessidade da impressão de etiquetas.
O passageiro comprará uma etiqueta eletrônica em um aplicativo e registrará a bagagem quando fizer o check-in online. Ao chegar ao aeroporto despachará a bagagem em uma máquina de autoatendimento.
10- Sensores para monitorar o distanciamento físico nos aeroportos – no mundo pós-pandemia e com possibilidades de outras pandemias surgirem esses sensores podem ser muito úteis.
Com eles, a movimentação dos passageiros será rastreada dentro dos aeroportos para detectar áreas de aglomeração, filas e locais com grande possibilidade de contágio.
Ao analisar as informações, os responsáveis poderão rever processos e redefinir caminhos para dispersar mais as pessoas.
11- Realidade Virtual (VR) – os seus recursos já estão sendo explorados pelo turismo, mas isso se tornará cada vez mais comum.
A VR permite que os usuários sintam que estão presentes fisicamente em um ambiente que foi criado digitalmente, experimentando imagens e sons diferentes. Assim, as agências de viagens, podem por exemplo, levar virtualmente o cliente, antes de fechar um pacote, para conhecer um passeio, hotel, etc.
12- Realidade Aumentada (RA) – diferente da RV, o conceito da RA é usar a tecnologia digital para alterar a experiência do ambiente real. O jogo Pokémon usa a RA para permitir que os jogadores explorem locais reais e vejam e colecionem personagens Pokémon usando o smartphone.
O setor do turismo pode aprimorar os ambientes da vida real por meio da tecnologia. Assim, ambientes podem se tornar interativos e as informações importantes seriam apresentadas. Como exemplo, tem-se os mapas de parede que ao serem visualizados com o uso de um aplicativo mostram mais informações ou ainda pode-se apontar o celular para um restaurante e ter acesso às avaliações dele.
13- Inteligência artificial (IA)- usar computadores para realizar o que antes era feito por humanos. Ela tem sido muito usada no atendimento ao cliente com os chatbox e mensagens diretas, podendo responder perguntas e consultas rapidamente sem precisar de uma pessoa para interagir com o usuário. Entretanto, muito mais está por vir.
14- Big Data – é um recurso com muita informação que permite ao usuário fazer uma análise com o objetivo de ter respostas sobre como reagir a comentários, fatos, sugestões e vontades de uma pessoa a respeito de um produto. Pode ser usado, por exemplo, no Marketing.
15- Metaverso – é a criação de um ambiente virtual ou mundo digital no qual as pessoas podem interagir com outros usuários e explorar o ambiente. Ele vai além das RV e inclui elementos da IA. É possível visitar o metaverso usando um headset de RV ou outro dispositivo digital. Com ele, o usuário poderá, por exemplo, interagir com agentes de viagens ou com a equipe da recepção do hotel, visitar esse ambiente e reservar um quarto de hotel.
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Além de todas as tecnologias mencionadas acima, o sistema Leady é uma poderosa ferramenta tecnológica que pode ajudar muito a sua agência. Ele concentra todas as informações do seu negócio em um só lugar. Assim, não será mais necessário alimentar e abrir várias planilhas para buscar informações.
O Leady propicia facilidade para inserir as informações dos seus clientes, acesso muito rápido ao que já foi registrado e, além disso é muito fácil atualizar todos dados.
Esse sistema de gestão lhe permitirá chegar aos dados utilizando filtros de pesquisas ou por meio da digitação de partes das informações que você precisa localizar em campos específicos de busca.
A economia de tempo que o Leady traz é muito grande. Esse tempo poderá ser utilizado em outras áreas da sua agência, como por exemplo, no treinamento da equipe para proporcionar mais negócios e lucros para a sua empresa.